A Queima das Fitas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Queima das Fitas.

Mensagem  Admin em Seg Fev 16, 2009 10:17 pm

A garraiada.

Este evento, com origem na mais tradicional festa brava portuguesa, atrai todos os anos à Praça de Touros escolhida para esta actividade vários milhares de Estudantes que esgotam completamente a sua lotação.

Verifica-se uma disputa na arena, entre as diferentes equipas de forcados, oriundos das diferentes Instituições de Ensino
Superior da nossa cidade, sendo que a saudável competição passa para as bancadas sob a forma de um prémio a atribuir à melhor claque e premiar o colorido e entusiasmo constante dos assistentes deste espectáculo.

A Garraiada como actividade académica realizou-se pela primeira vez em 1929 na Praça de Santa Clara, em Coimbra, embora alguns digam que já faria parte das festividades desde finais do século XIX ou princípios do século XX.

durante o século passado, existia a chamada "Tourada dos Caloiros". Os doutores de determinado curso atavam as extremidades das fitas, com que então seguravam os livros, umas às outras, fazendo um círculo. Depois, segurando as fitas, faziam roda e empurravam para o meio um caloiro que "desviavam" do Liceu de Coimbra, para a nobre função de lhes servir de touro. Talvez por isso fosse normal que os caloiros se abstivessem de sair à rua durante estes dias, razão pela qual muitas vezes os doutores tinham de se contentar com um animal pequeno, como o carneiro ou cabrito.

Hoje, o domingo da Queima, é passado na Póvoa do Varzim. É um dia particularmente alegre e festivo em que se comemora, já com saudade, o fim da queima da fitas do Porto.

Admin
Admin

Mensagens : 12
Data de inscrição : 13/02/2009

Ver perfil do usuário http://durapraxissedpraxis.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Queima das Fitas.

Mensagem  N&M em Ter Ago 07, 2012 9:04 am

Muita falta de informação.
Muito incompleto, muito pobre.


N&M

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum